[LISTA] Não tem criatividade? Acompanhe estas 31 dicas simples!

31 DICAS para exercitar a criatividade

A tecnologia vai fazer muitas profissões desaparecerem, assim como no passado e como já está acontecendo hoje em dia.

Você já reparou, por exemplo, que, em vários episódios no Pica-Pau, os personagens falam com um telefonista ao quererem ligar para alguém? Pois é. Em toda a minha vida, eu nunca falei com nenhum. E fui uma inovação tecnológica muito simples que fez desaparecer para sempre este emprego.

pica-pau-desenho-ilustração-criatividade

Em entrevista à Folha, Silvio Meira, pesquisador de software, disse que todo trabalho que não necessitar de interação humana direta, imaginação e criatividade será violentamente afetado pela tecnologia de software.

Até motoristas e pilotos de avião, por exemplo, correm um grande risco. "Condução de veículos, por exemplo. Isso, que já foi altamente especializado, está sendo digitalizado numa velocidade grande", disse Silvio.

f 015 mercedez self driving car criatividade

F-015 Luxury: o carro autônomo da Mercedes-Benz

Outra profissão é a de contador: "Imagine informatizar todo o dinheiro. Não há mais dinheiro físico circulando. Se é virtual, as transações ficam registradas. Minha contabilidade é sistêmica. Não tenho mais contador. Desaparece."

Além disso, podemos citar as escolas de inglês, por exemplo. Hoje, como temos cursos  online fenomenais como o do Mairo Vergara, a tendência é que as instituições presenciais fiquem cada vez mais vazias. Nós somos um exemplo vivo dessa transição de físico para virtual.

Segundo o pesquisador, a Universidade de Oxford afirmou que apenas a profissão de dentista está imune à informatização pelo menos pelos próximos 25 anos. O motivo? Você teria coragem de abrir a boca para um robô? Precisa de confiança para isso.

Então, qual seria a saída para não ser substituído? A resposta é a criatividade.

Hoje, existem sistemas de atendimento ao cliente automáticos. Mas o incrível é que as empresas mais bem avaliadas são as que possuem melhor suporte pessoal. Por quê? Porque tem coisas que só pessoas, e não máquinas, podem fazer.

Voltando ao exemplo do contador, será que uma máquina pode entender as nossas frustrações, medos implícitos e experiência pessoal? Não.

E quanto ao motorista? Será que um robô pode agitar a manhã de 40 operários que seguem para uma jornada de trabalho de 12 horas seguidas, contar histórias, sorrir ou papear como só o João ou a Marina conseguem? Com certeza, não.

Desde os primórdios da humanidade, o que diferencia o sucesso de determinados profissionais e o fracasso de outros é, justamente, desenvolver mais criatividade no processo mental para tomar decisões e executar suas funções. É o clichê pensar fora da caixa.

Mas como você pode se diferenciar?

Se a criatividade não é o seu lado forte, acompanhe só as 31 dicas para ter mais criatividade do site Funders and Founders que nós trazemos para você:

criatividade-criativo-how-to-be-creative-infographic

Tradução, da esquerda para a direita:

1. Faça aquilo que você ainda não sabe fazer

Desafios criativos fazem você lutar para conseguir soluções.

2. Defender-se de tentar se defender da sua mente

As melhores ideias costumam mesmo parecer estúpidas no começo. Assim como a roda.

3. Visualizar

Observar é ter meio caminho andando. É como estar perdido numa floresta e localizar o caminho subindo numa árvore.

4. Faça antes de duvidar

Por mais que você se motive, a dúvida sempre irá vir. Lembre-se que a gente sempre tem uma oportunidade antes do erro ou do acerto.

5. Misture coisas que não tem nada a ver uma com a outra

Misture duas coisas que você gosta. Combinar é criar. O iPhone foi inventado assim.

6. Permita coisas aleatórias

Sabia que é impossível parar de pensar? Por que desperdiçar tanto pensamento, então? Comece anotar ideias no papel. Quem sabe você encontra alguma genial no meio de tantas?

7. Viaje mesmo na criatividade

Sua mente começou a viajar em pensamentos e ideias enquanto você está no banho? Deixa rolar. Ela está processando informações para encotrar algo incrível.

8. Pense simples

Resuma cada ideia em uma única frase. Se você conseguir fazer isso, é porque já sabe exatamente o que quer.

9. Pegue ideias emprestado

Como diz o nosso grande amigo Murilo Gun, criatividade = combinação de ideias.

10. Conecte ideias

Tem várias ideias? Começa a uní-las.

11. Encare seus medos

Todos os medos nos deixam emocionais. Canalize esta emoção para a criatividade e, dessa forma, crie algo novo. A arte costuma funcionar assim.

12. Tenha fome para alcançar

Pessoas famintas não tem nada a perder.

13. Seja valente

Gênios costumam irritar e, até mesmo, ofender as pessoas com sua criatividade. Tenha coragem diante das críticas.

14. Use o que você tem

Você tem 80% pronto, e não 100%, mas realmente quer criar e começar agora? Então comece.

15. Feito é melhor que perfeito

Dica parecida com a anterior. Simplesmente faça. O resultado não será perfeito. Mas os feedbacks irão ajudar você a melhorar.

16. Destrua algo para criar outra coisa totalmente nova

O sutiã foi criado na destruição de um espartilho.

17. Não tenha medo de errar

Certa vez, Einstein lançou uma teoria totalmente nada a ver. Então, algumas pessoas ficaram tão irritadas, que decidiram provar que ele estava errado. E encontraram o funcionamento da mecânica quântica.

18. Não é o tempo que muda nada

Não fique esperando tempos melhores, porque eles nunca vêm. Vá e faça.

19. Não pergunte "por quê?"; pergunte "por quê não?"

A ansiedade se cria ao ficarmos dizendo "e se [acontecer xyz]"? Não pergunte "e se"; pergunte "qual é a pior coisa que pode acontecer?" Geralmente, a gente não tem nada a perder.

20. Compartilhe suas ideias

Neste exato momento, existe alguma pessoa no mundo que está pensando as mesmas coisas que você. Que tal unir os dois cérebros?

21. Estique ideias

Forçar a mente a pensar, às vezes, dói um pouco. Mas cria novas possibilidades.

22. Seja quem serve, e não a quem servem

Tudo o que você cria é para os outros. Pense em como eles queriam de ver aquilo que você faz. Facilite as coisas.

23. Inútil, a não ser que um dia, quem sabe, talvez seja usado

Limpe sua mente do pseudo-conhecimento, coisas que foram impostas a você na escola ou em outro lugar, mas não são reais. Aquele pensamento não está ajudando você? Livre-se dele.

24. Faça antes, pense depois

Compulsividade é um transtorno. Porém, quando se fala de ideias, o problema de pensar antes é que acabamos falando a nós mesmos para desistirmos. Por isso, faça logo. Isso é criatividade.

25. O lixo dos outros é o seu tesouro

A lâmpada já foi considerada inútil. Até que um tal de Thomas Edison foi lá e patenteou. Não faça plágio. Mas coisas de graça que todo mundo considera sem valor pode ser o seu parquinho.

26. Termine antes de perder fé

Nada vai terminar se você não continuar. E, antes das pessoas verem seu produto, ele obviamente deve estar feito, não é mesmo?

27. O melhor insight é o subentendido

Insights criativos são aqueles entendimentos geniais que as pessoas têm, do nada. Diz a lenda que Newton criou a Teoria da Gravitação Universal vendo uma maçã cair no chão

28. Imagine que tudo é possível

Não deixe o impossível parar você. Já percebeu que algumas coisas eram consideradas impossíveis alguns anos atrás, e hoje estão por aí, fazendo parte de nossas vidas? Igual TV 3D em casa.

29. Não queria fazer - apenas faça

O homem mais rico do mundo no século XX disse que erros não são fracassos, mas sim tentativas concluídas. O jogo Angry Birds surgiu após 51 jogos, ou seja, 51 testes aprimorados consecutivamente.

30. Viva como se não houvesse crise

No meio da crise, pesssoas estão ficando milionárias. Sempre houve e sempre haverá crises. Você escolhe se vai se unir aos negativos preguiçosos e sem fé, ou se vai se levantar e fazer o que tem que fazer para chegar ao sucesso.

31. Desenhe

Steve Jobs disse que nada no mundo é mais importante que o desenho pois é de lá que vem todas as coisas. Se ele falou, quem somos nós pra discordar... Desenhar te ajudar a transforma aquilo que é só idéia em algo real que se possa tocar e é daí que as grandes idéias nascem.

Não por acaso, nós aqui temos o método que vai te ajudar a aprender a desenhar de uma maneira simples e objetiva praticando pelo menos 5 minutos por dia. Clica na imagem abaixo pra assistir uma vídeo aula com esse método passo a passo.

Saiba mais: Inc. | Folha | Funders and Founders

Compartilhe:
Paste your AdWords Remarketing code here