5 dicas poderosas para fazer com que as pessoas te paguem pelas suas caricaturas

Como fazer com que as pessoas paguem pelas suas caricaturas aplicando 5 dicas simples e poderosas

Você já se imaginou sendo pago pra fazer uma Caricatura?

Já se imaginou desenhando com um monte de gente em volta te olhando desenhar e pedindo pra serem desenhados?

Talvez você até já desenha, mas quando alguém te pergunta quanto você cobra por uma caricatura, você se sente inseguro e acaba fazendo, de graça (ou nem fazendo)

Nesse artigo eu vou te mostrar 5 Dicas poderosas pra fazer com as que as pessoas queriam te pagar por uma caricatura e ainda te indiquem para desenhar em festas, eventos ou por encomendas.

Eu também vou deixar o espaço aberto no fim da página pra você comentar se essas dicas funcionaram ou se você tem alguma outra pra compartilhar. Vamos a elas...

Trabalho de um aluno do curso de caricaturas

Se tem uma coisa que chama atenção em qualquer festa ou evento que a gente vai, essa coisa é a caricatura.

Sempre que tem alguém fazendo, a galera se aglomera em volta pra admirar e tirar um sarro da "vítima" que está sendo desenhada.

A caricatura é uma lembrança sensacional, tem gente que enquadra, estampa numa camiseta, usa como perfil das redes sociais, e tantas outras coisas que, mesmo indiretamente ajudam na divulgação do profissional caricaturista.

Mas e se você ainda está começando?

Gosta de desenhar, gosta de caricaturas, mas não sabe como ganhar dinheiro com elas?

Essas dicas que vão te ajudar a encontrar essa resposta e te colocar no caminho certo para começar a trabalhar como Caricaturista.

Bom, vamos à elas:

 

1 - Desenhe todo mundo

A primeira vez que recebi por um desenho foi justamente por isso.

Eu trabalhava na prefeitura de Santo André cadastrando certidões de óbito no sistema (tempos difíceis) e pra me distrair desenhava as pessoas que trabalhavam comigo, algumas gostavam tanto que penduravam na porta da sala...

Até que um dia, um dos diretores me chamou e perguntou se eu fazia caricaturas em festas e, mesmo sem nunca ter feito, eu disse que sim.

E foi onde tudo começou...

Eu recebi pra desenhar em uma festa de 4 horas o equivalente a 2 semanas de salário e certidões de óbito na prefeitura.

Acha que eu fiquei feliz??? 😉

estilo de desenho
Qual a lição que a gente pode tirar disso?

Se eu não desse a cara a tapa e saísse desenhando todo mundo, mesmo correndo o risco de as pessoas não gostarem ou até de uma demissão, jamais eu teria sido convidado para aquela festa e talvez nem estivesse aqui escrevendo esse artigo.

Além de treinar o desenho de caricaturas, essa atitude me fez ficar conhecido pelos mesmo desenhos e as pessoas começaram a me indicar pra novos trabalhos.

Desenhe as pessoas que estão a sua volta, mesmo que não te contratem num primeiro momento, você vai estar aprimorando sua técnica.

 

2 - Monte um bom portfólio de caricaturas

caricatrua-eudesenho01

A melhor maneira de mostrar sua capacidade é tendo um bom portfólio.

Aqui vão algumas sugestões do que é essencial para um bom portfólio de caricaturas, aqui vai:

  • Não coloque todos os seus trabalhos no seu portfólio, deixe sempre aquele gostinho de "quero mais"
  • Coloque celebridades no seu portfólio (atores, atrizes, atletas, músicos, etc), não adianta mostrar a caricatura da sua vizinha se o contratante não a conhece. A idéia é que o cliente reconheça imediatamente a pessoa que você caricaturou.
  • Atualize sempre. Desenhar jogadores de futebol na época da Copa ou políticos em época de eleição mostra que você está bem informado e não parou no tempo.
  • Seja objetivo e coloque só os melhores, menos é mais.

Isso vale para portfólio online (site ou blog) e offline (pasta) se tiver as duas opções, melhor ainda.

 

3 - Divulgue, mas do jeito certo

A primeira impressão é a que fica, se, além do portfólio, você tiver um site com seus trabalhos, um cartão de visita, um release com sua história ou folder com suas informações e contatos, com certeza vai mostrar muito mais profissionalismo e, consequentemente, vai passar muito mais credibilidade ao seu futuro cliente.

Use e abuse da internet

Por falar em encomendas, com a internet podemos expandir nosso público para o Brasil e até o mundo todo, utilize as redes sociais para divulgar seu trabalho e vai se surpreender com o número de pedidos.

Você pode também, mandar seu portfólio para editoras de jornais e revistas e, quem sabe conseguir alguma publicação.

 

4 - Vá aonde o cliente está

Agora que você já tem um portfólio, leve a todos os buffets que você puder.

Imagine que cada buffet tem festa de quinta a domingo, multiplique isso pelo número de buffets do seu bairro, cidade ou estado e perceba o tamanho do mercado que você vai encontrar.

Vamos fazer uma conta:

Cada festa tem, em média 100 pessoas, dessas 100, pelo menos umas 30 vão querer uma caricatura, cada uma dessas 30 fará uma festa, ou trabalha numa empresa que vai fazer uma festa para os funcionário, ou conhece alguém que vai fazer uma festa...

Enfim, vai virando uma bola de neve e, se o seu trabalho fizer a diferença, com certeza seu telefone não vai parar de tocar.

Faça o mesmo em feiras de negócios, todas as empresas de um mesmo ramo se concentram nessas feiras e é uma ótima oportunidade de divulgar seu trabalho para as festas e convenções dessas empresas.

Quer um exemplo fantástico?

Todo mês de Maio é realizada a Expo Noivas, imagina quantos potenciais clientes você teria numa feira dessas, quantas encomendas de convites ou lembranças de casamento você poderia conseguir.

 

5 - Seja Diferente

Talvez essa seja a dica que mais dá resultado, se você for diferente, será automaticamente lembrado e indicado para outros clientes.

Algumas dicas para ser diferente:

  • Imprima folhas personalizadas. Faça as caricaturas em folhas com seu site e/ou logotipo impresso, ninguém vai jogar fora.
  • Use um uniforme, uma boina, enfim, algo que te diferencie dos demais convidados, na metade da festa você já será uma celebridade 😉
  • Seja gentil, converse, arranque sorrisos das pessoas e cause uma ótima impressão nos convidados e no dono da festa.
  • Entre em contato com o cliente no dia seguinte. Ligue para agradecer e elogiar pela festa, esse é um ótimo pós-venda e vai te ajudar a fidelizar o cliente.

Essas são algumas dicas que podem funcionar com você e te ajudar a conquistar mais trabalho, mais clientes e, claro, mais dinheiro.

Mas pra turbinar ainda mais o seu objetivo, eu gravei uma aula completa onde eu mostro como desenhar uma caricatura do zero e como conseguir clientes.

Nessa aula eu compartilho minha tela e desenho junto com você um jogador de futebol bem famoso e te mostro um mapa pra montar seu portfólio e cobrar pelas suas caricaturas.

Como sempre, compartilha esse artigo e deixa seu comentário, me diz qual dica funcionou melhor... Sua opinião é muito importante pra mim 😉

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Carlos Andrei Souza Lioti

    muito boa dica! so falta aprender a fazer caricaturas shauhsa

  • Rafael Pereira

    como mandar a você algumas caricaturas para você dá uma dica ou melhorar.

  • Anderson Zimmermann

    Muito bom.

  • Keco Fenix

    Cara muito foda esse Ivan ele sei la ensina e as coisas parece que se encaixa fácil o Ivan e o Alex Coi pra mim sao grandes inspirações por causa da dicas sua Ivan e as do Alex que hoje nao largo o papel e o lápis pra nada abraço Obrigado por compartilha seu conhecimento com nos meros mortais kkk