5 Razões pra você aprender Pintura Digital + Tutorial pra começar do Zero

5 Razões pra você aprender Pintura Digital + Tutorial pra começar do Zero

Não tem nada mais frustrante que ver um desenho que você fez há muito tempo atrás todo amarelado, esfarelando ou perdido no meio das tralhas de 10, 20, 30 anos atrás...
 
Você até fala pros seus amigos ou familiares que desenhava mas quando te perguntam se tem algum pra mostrar, você diz que tá tudo guardado e quem perguntou fica com aquela cara de... será?
 
Talvez seus desenhos até estejam num lugar visível, talvez você continue desenhando, mas com toda essa tecnologia e os recursos que a gente tem disponíveis hoje, ficar só no papel pode fazer você se sentir limitado como artista e dar aquela sensação do que nos EUA chamam de FOMO (Fear of Missing Out) que é, literalmente o medo de ficar de fora, medo de perder alguma oportunidade.
 

Salve Jorge

No começo dos anos 2000 eu fui chamado pra uma entrevista numa das maiores editoras do país, não vou citar o nome aqui, mas o diretor de arte que falou comigo era o Jorge...
 
Coloquei minha melhor roupa, botei minha pasta debaixo do braço e fui todo feliz, peguei dois trem e um metrô pra chegar lá...
 
Jorge me recebeu sem nenhum sorriso, explicou qual seria a minha função (caso eu fosse aprovado), pegou minha pasta de desenhos, olhou os 3 primeiros e perguntou:
 
- São todos assim?
 
- Assim como? respondi com outra pergunta...
 
- Grafite, lápis de cor... não tem nada impresso?
 
Eu:
- Ixi...
 
Ele:
- Você tem algum site? no orkut tem alguma coisa? (sim, era orkut na época...)
 
E aí eu falei uma das piores besteiras que alguém podia falar naquela hora:
- Ué, mas desenho é desenho, qual a diferença?
 
Se Jorge tivesse me dado uma voadora na costela, teria doido menos que o sermão que ele me deu...
 
Pegou várias capas de quadrinhos da Marvel, DC, Disney... Vários livros didáticos, capas de CD, Revistas... Apontou pra vários posteres espalhados lá pela editora e perguntou:

- Você tá vendo alguma ilustração aqui feita com lápis de cor?

 
- Seus desenhos são bonitos pra pendurar no seu quarto, mas aqui é diferente... tem que ser profissional.
 
Jorge foi cruel...
 
Fiquei puto aquele dia, peguei mais dois trens e um metrô pra voltar pra casa e minha vontade era de botar fogo naquela pasta.
 
Mas depois de um tempo, com a cabeça fria, eu entendi o que ele tinha me falado e hoje eu agradeço muito por isso.

As 5 razões pra aprender pintura digital que eu vou te passar aqui vem desde o dia que eu conheci o Jorge e eu tenho certeza de que, depois delas, você vai evitar possíveis voadoras na costela

 
E antes que isso passe pela sua cabeça, minha intenção aqui não é criar polêmica e abolir o papel e lápis do mundo, pelo contrário, eu sou fã do tradicional, mesmo minhas ilustrações digitais nascem no papel e eu recomendo aos meus alunos que aprendam e treinem no papel.
 
O objetivo desse artigo é te mostrar que, com a pintura digital, seu leque de oportunidades pode aumentar ainda mais do que fazendo só no papel, sacou?

Dito isso, vamo lá...

 

1 - O mundo é digital

Por mais clichê que possa parecer essa frase, essa é uma realidade. Se há 16 anos atrás eu tomei um esporro porque ainda não tinha desenhos digitais, imagina hoje com as redes sociais e todo o acesso a informação que a gente tem…
 
Todo mundo hoje tem um smartphone...
 
Não tem como fugir disso.
 

Pra quem quer trabalhar como ilustrador, ter um site e seu trabalho espalhado pela internet é quase que uma obrigação pra conseguir viver de desenho.

 

2 - Da sua gaveta pro mundo

 
Eu tenho ilustrações feitas pra clientes de várias partes do mundo sem nunca ter visto esses clientes pessoalmente.
 
Você realmente acha que eu conseguiria isso só com aquela pasta que eu levava no metrô?
 
Ah, Ivan... mas era só tirar uma foto do desenho feito no papel e mandar pros caras.
 

Tá bom, e você acha que só existe um Jorge?

 
Eu perdi aquela oportunidade porque não tinha nenhum desenho digital na minha pasta, pra aquela função específica, usar os recursos digitais era essencial por conta de vários fatores como reprodução em várias mídias, resoluções e tamanhos diferentes, paleta de cores específicas, só pra citar algumas...
 

3 - Mais em menos tempo

O tempo tá cada vez mais curto, tem muita informação disponível e são raros os clientes que dão prazos longos e não fazem nenhuma mudança no resultado final.
Já pensou ter que mudar a cor de um cabelo, ou de uma roupa, por exemplo depois de ter pintado com canetas marcadores ou aquarela? fatalmente você teria que refazer o trabalho e isso, além de ser frustrante,  levaria muito mais tempo…
 
Na pintura digital você faz isso em poucos minutos e isso te possibilita pegar mais trabalhos e menos frustração
 

4 - Faz a diferença

 
Imagina a situação:
 
Você é dono de uma empresa gigante, vai fazer um evento pros seus funcionários e resolve contratar um Caricaturista pra desenhar ao vivo durante o evento.
 
Você pesquisa alguns e encontra um que faz a caricatura no papel e entrega pro cliente e outro que faz ao vivo no tablet, imprime na hora e ainda manda o arquivo digital pro email do cliente.
 
Qual você contrataria?
 
Eu trabalhei muito com caricaturas em eventos e já fiz no papel e digital, os dois são sensacionais e causam o mesmo efeito nas pessoas, mas o digital é o diferencial no meio de tantos que fazem no papel, consequentemente, pra fazer digitalmente eu cobrava o dobro e ganhava mais com isso.
 

5 - Seu legado para as futuras gerações

Esse é um ponto mais filosófico, mas muito importante de abordar, infelizmente o papel vai se acabando com o tempo e ter pinturas digitais é uma maneira de eternizar seu trabalho pra que, daqui a 40, 50, 100 anos ainda seja possível ver com clareza o quanto sua obra fez diferença e impactou a vida das pessoas.
 
Sempre penso nisso quando olho pra minhas filhas.
 

 

Conclusão: Digital ou Tradicional 

 
Não existe rivalidade. são habilidades que se completam.
 
A pintura tradicional pode representar muito mais sentimento e personalidade do artista, tem todo o lance do dedo sujo, o cheiro da tinta, a textura do papel… isso é lindo…
 
Mas a pintura digital facilita a execução, a aplicação, as correções e abre o leque de possibilidades e oportunidades… isso é lindo também…
 
Independente de qual você prefira, ter conhecimento nesses dois universos com certeza vai te ajudar a ser um ilustrador cada vez mais completo e pronto pros desafios dessa profissão.
 

[TUTORIAL] Por onde começar 

 
Apesar de partirem do mesmo conceito, o método de pintura digital é um pouco diferente do tradicional.
 
Você vai precisar conhecer as ferramentas básicas pra desenhar no computar ou transferir um desenho do papel e pintar no PC, além de algumas técnicas que podem simular e muito bem os materiais tradicionais como lápis, aquarela, nanquim, etc..
 
Pra começar eu preparei um tutorial em cima do desenho do Pantera Negra que você pode ver e se inscrever no meu canal do youtube aqui em baixo.
 

Não esquece de clicar no sininho pra saber antes sobre os novos tutoriais que eu postar 😉
 
Agora vamos ao passo a passo:
 
1 - A primeira etapa foi passar o desenho do papel pro PC, nesse caso eu usei uma foto que tirei com o celular, nem precisei de scanner
 
2 - Esboço na tela, comecei a traçar a line art, usei uma ferramenta que simula a caneta nanquim no Sketchbook Pro, mas essa mesma ferramenta tem em todos os softwares de Pintura Digital
3 - Depois dessa etapa, é hora de colocar as cores. Uma dica IMPORTANTE aqui é separar tudo em camadas, isso facilita muito a execução e os ajustes finais
 
4 - Já estaria bom, mas com luz e sombra fica muuuuuito melhor, a primeira camada que vem sobre a cor é a da sombra. Pra simplificar bem o conceito, o segredo é imaginar a direção da luz e aplicar a sombra nas partes mais distantes da luz, quanto mais longe, mais escuro.
5 - Pra finalizar, acrescentamos pontos de luz pra reforçar o contraste e a ideia de volume, assim como o fundo que destaca ainda mais o desenho da aquela sensação de que está “saindo da tela”
 
É claro que esse é só um resumo de uma técnica inicial de Pintura Digital, só com ela você já vai conseguir evoluir, mas pra aprender mais técnicas e dominar o método, você vai precisar de um próximo passo
 
Eu preparei um treinamento online exclusivo pra te ajudar com isso e coloquei nele tudo o que você precisa saber pra aprender Pintura Digital do Zero de uma forma muito simples e objetiva.
 
Nele eu te mostro desde como passar um desenho feito no papel pra tela até como finalizar seu trabalho com efeitos e recursos exclusivos.
 
Clica aqui no botão pra assistir e ver mais detalhes desse treinamento completo que vai te ajudar a fazer Pintura Digital do Zero
Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.