7 Maneiras de se tornar popular desenhando

7 dicas para ser reconhecido pelos seus desenhos

O grande prazer de todo mundo que está começando a desenhar é ter seu trabalho visto por muitas pessoas, porém, essa não é uma tarefa muito fácil já que, com exceção dos seus amigos mais próximos e família, fica difícil encontrar uma maneira de divulgar seus desenhos e se tornar conhecido pelo seu trabalho.

Pensando nisso, resolvi listar aqui 7 maneiras de se tornar popular desenhando. Essas dicas simples vão te ajudar a ser lembrado por seus desenhos e te deixar famoso na escola, trabalho ou onde quer que você conviva. Vamos à elas:

1 - Ilustre seus textos

Uma boa maneira de se diferenciar dos outros é trocando os textos por desenhos, ao invés de apenas escrever recados do tipo "volto já",  crie um personagem ou faça um auto-retrato seu segurando uma placa escrito "Volto já".

Parece uma coisa inútil mas, com o tempo, você vai perceber que ninguém mais vai jogar fora seus recados e mais, alguns colegas vão usar o seu desenho para os recados deles e, quando você menos esperar, seus desenhos estarão espalhados por toda empresa, escola ou faculdade.

Seja criativo e objetivo e você vai se surpreender com o resultado

eudesenho_recado

2 - Desenhe pessoas influentes

Se você quiser ficar famoso entre seus colegas de empresa ou escola, faça uma caricatura ou um desenho engraçado do seu chefe ou professor, sem dúvida você vai ficar conhecido rapidamente por isso, independente das conseqüências que o seu desenho irá acarretar, que podem ser basicamente duas:

1 - Se o chefe/professor forem carrascos ditadores, podem odiar seu desenho, aplicar uma bela punição e você se tornar um mártir perante os colegas. Isso pode ser ótimo para sua reputação, mas você pode perder o emprego.

2 - Eles podem adorar seu desenho, enquadrá-lo e divulgar para todos que você é o autor daquela obra de arte. Ótimo para sua reputação e você ainda pode ser promovido... 😉

OBS: As duas situações já aconteceram comigo e os resultados foram exatamente esses.

3 - Surpreenda as pessoas

Essa tarefa exige um pouco mais de confiança no seu traço e uma certa, "cara de pau" pois você vai desenhar pessoas que você nunca viu na vida. Esse desenho eu fiz dentro do avião e dei de presente pra esse senhor que era uma figurassa... 😉

Como se tornar popular desenhando

O fato é que, essas pessoas pode ser influentes no ambiente delas e isso faz com que seu trabalho ultrapasse as fronteiras do seu ciclo de amizades, trazendo mais contatos e trabalhos pra você.

A grande vantagem em relação à dica anterior é que, se a pessoa gostar, vai guardar e contar pra todos que ganhou um lindo desenho de um desconhecido. Se não gostar, ela simplesmente vai amassar e joga fora, não vai te prejudicar em nada.

Não se esqueça de assinar os desenho e colocar seus contatos atrás ou no canto da folha.

4 - Desenhe em locais públicos

ivan-querino-eudesenho

Se você não for "cara de pau" o suficiente para desenhar pessoas desconhecidas, faça seus próprios desenhos em algum local público, um parque, um shopping, supermercado, etc..

Sem você perceber, as pessoas vão parar para ver o que você está fazendo e logo vai ter alguém perguntando quanto você cobra, ou pedindo um desenho, seu contato, etc..

Ah, é bom lembrar de ter sempre em mãos um cartão de visitas, isso dá mais credibilidade e deixa seu trabalho mais profissional.

5 - Use e abuse das redes sociais

Com tantas redes sociais espalhadas pela web, só não mostra o trabalho quem não quer. Facebook, Instagram, Twitter, Flickr, Pinterest, Deviantart, e tantos outros espaços estão disponíveis para postar e divulgar desenhos e ilustrações.

Você pode usar esses espaços para postar os desenhos que forem feitos baseados nas dicas anteriores. Imagine postar o desenho do professor mais famoso no grupo da faculdade... imagine o sucesso que isso traria.

além disso você pode desenhar pessoas famosas e mostrar para os fãs dessa pessoa, desenhe a Angelina Jolie e divulgue no grupo de fãs da atriz, é gente do mundo todo vendo seu desenho.

Com o tempo, pessoas vão te seguir, te adicionar, entrar em contato e isso vai gerar um network incrível e, consequentemente, muito trabalho.

6 - Aproveite as datas importantes

Agora que você já percebeu o alcance das redes sociais, é hora de estabelecer uma rotina para que seus seguidores tenham sempre uma novidade para ver e assim atrair mais público e notoriedade para o seu portfolio.

Uma ótima dica é aproveitar datas importantes como, desenhar um Papei Noel no Natal ou uma homenagem ao dia das mães, por exemplo.

Aliar seu traço á uma boa idéia é o grande segredo para uma postagem se tornar viral e atingir milhões de pessoas.

Aqui vai um exemplo que fiz aproveitando a Black Friday de 2013 e gerou 2.680 compartilhamentos.

7 - Tenha sempre em mãos um Sketchbook

Ter sempre em mão um sketchbook (caderno de desenho) ou uma pasta com diferentes desenho é sempre bom, a gente nunca sabe quando vai encontrar algo interessante para desenhar ou algum futuro cliente.

7-maneiras-de-se-tornar-popular-desenhando

Pense nesse material como um kit de sobrevivência e você vai ver como funciona.

Dica Extra - Desenhe personagens famosos

Todo mundo gosta do Olaf, do Mike Wazowski,  do Mickey ou dos Minions... Desenhar esses personagens é uma ótima maneira de atrair os olhares das pessoas e começar a mostrar seu trabalho.

Eu gravei uma aula online mostrando o meu método pra desenhar vários desses personagens com uma técnica muito simples. Clica na imagem abaixo pra assistir.

Essas são dicas básicas que funcionaram comigo, com os meus alunos e podem funcionar com você também... mas é óbvio que o que vai te deixar seguro pra fazer seus desenhos e divulgá-los, é conhecer um método, caso contrário, nada disso vai adiantar, estude e treine muito e, com certeza essas dicas vão te surpreender.

Se tiver outra dica útil, escreve aqui nos comentários e me ajuda a compartilhar com mais pessoas apaixonadas por desenho.

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Valeuuuu…

  • Thiago Koqueiro Coks

    to indo no caminho certo! como ja havia dito conheci seu trabalho em boa hora! continue assim e muito sucesso a todos nos!

  • Koi Hikari

    Admiro muito o seu trabalho. Sempre gostei de desenhar e assistir aos seus vídeos tem me ajudado muito. Acho muito legal ver você nos encorajando e sempre passando alguma mensagem que nos incentiva.

  • joao victor da silva do nascim

    voce e um otimo professor e um exelente desenhista parabens

  • Ivan Etlov

    fiquei triste por não ter visto seus videos a mais tempo, suas dicas são super legais e me incentivou a desenhar mais e buscar a perfeição atraves dos estudos

  • Rosângela

    Olá Ivan, ótimas dicas, agora é só ter mais confiança, estou no primeiro módulo ainda, estou indo com calma. Tive um colega na restauração que fazia desenhos assim, de pessoas desconhecidas, pela internet. Teve ameaças, mas também conseguiu vários fãs e amigos, pessoas que quizeram mesmo o desenho. Abraços.

  • Elizandro Nunes

    Ivan estou querendo muito, esse curso mas ainda não comprei. quero fazer umas perguntas em questão do material como lápis borracha as grafites esse programa que vc ussa, e a canetinha do comutador com o ped. vc passar onde comprar esses materiais?

    • O material pra esse curso é basicamente lápis HB e 6B, borracha macia e folha… apesar de mostrar grande parte do curso no software, a idéia é que você pratique e domine o traço na mão pra depois partir pro digital 😉

  • Elizandro Nunes

    OBRIGADO, pela atenção Ivan tenho assistido muito o seus videos, e vou comprar o seu curso. eu comprando o curso vc mim passaria a refeceria do programa e da caneta pra desenha pelo programa? agraço abraço.

  • Rafael Pereira

    show de bola, Ivan estou fazendo o curso aprendendo zero tenho alguns desenhos, mas realmente com o treino de traço firme estou aprendendo de novo e ai sim fazer o diferencial entre que gosta de desenhar e quem desenha.

  • jack soares

    mnt legal ivan os videos estão ajundando mnt para eu desenvolver os meus desenhos #amodesenho

  • Rvgrafite

    Comecei o curso aprenda a desenhar do zero, e estou muito satisfeito com todo o conteúdo..esta me ajudando bastante.
    Parabens!!!

  • Tiago Marcelino

    deus me deu um don para a pintura e escultura, mas a vida me levou por outros caminhos, acho que isso e causa da gosto amargo na minha boca e do manto negro que cobre minha alma…

  • Ivan Guerreiro

    Meu nome tbm é Ivan, eu sei desenhar muito bem e desenho desde pequeno. Por coincidência, sempre usei as mesmas técnicas q vc usa nos meus desenhos, e sempre sonhei em ser desenhista como profissão mas não sabia como. Obrigado pelas dicas Ivan Querino, tenho certeza q vai me ajudar muito

  • Boas dicas, na realidade suas dicas servem para muito mais do que você pense Ivan. Amadurece estratégica de marketing suas dicas são 10.

  • Romario Juliano

    Top de maisssssssssss quer ser meu professor ? 😀

  • Andre Martines

    Oi. Muito boa as dicas! Essa de desenhar em lugar público é legal quando eu quero sair da rotina! Vc pode me recomendar um livro (mesmo que seja em inglês) sobre negócios e marketing sobre quadrinhos? Eu estou a procuro de um livro que fala da parte comercial e empresarial na produção de quadrinhos!

  • Rai Rodrigues da Silva

    gostei das dicas valeu apenas tira um tempo para ler as dicas ,vc tem whatsapp ou email,o meu email é esse aqui rairs1998@hotmail.com

  • Rafael Galan

    ótimas suas dicas achei seu material a pouco tempo estou começando a treinar o traço ai vou começar a usar suas dicas 🙂 obrigado parabéns e muito sucesso

  • Tiago Mota Miranda

    Que artigo! Voltei à rotina de desenhar recentemente (https://m.facebook.com/tmmiranartwork) e acho que logo usarei várias de duas dicas.

  • Isa Blue

    Eu já estive pensando em usar aquela da cara de pau de desenhar desconhecidos sem que eles percebam. Se o desenho ficar bom, você presenteia, se não, continue treinando. Nada se perde, tudo se transforma.

  • Dimitrius Ramos

    Valiosas dicas. Valeeeu!

  • Erick Poxa Zinotico

    legal ajuda bastante, um modo de ver as coisa de um jeito diferente.

  • Fernando Rosa

    Vlw Ivan com certeza essas dicas são bem úteis

    Vlww mesmo pelo aprenda a desenhar do zero

  • Ardeson Linke

    Valeu ivan vc como sempre nos ajudando a desenhar cada dia mais muito bom o seu trabalho
    #eudesenho

  • Charlles Dionísio

    Algumas dicas, como a dos desenhos feitos no trabalho eu já fazia e realmente faz sucesso… Valeu Ivan, suas dicas são sensacionais, forte abraço!

    • Boa cara, essa de desenhar no trabalho funciona muito bem 😉 VALEU!!!

Paste your AdWords Remarketing code here