Este cliente é muito mau. Você não iria querer o dinheiro de alguém assim

Como "demitir" os clientes que você não quer

Pode parecer loucura, mas você precisa de escolher os clientes com quem você não irá trabalhar. E, quando puder, você indicará outra pessoa para o trabalho.

Trabalhar por conta própria e ir atrás do objetivo é algo típico de desenhista. Porém, às vezes, o cliente não se agrada com seu trabalho. O próprio Jim Lee já foi rejeitado pela Marvel, mas seguiu em frente.

Continue lendo este artigo e descubra porquê existem clientes dos quais você deve abrir mão, sem ressentimentos.

“Picanha é uma delícia, exceto para vegetarianos”
eudesenho-clientes02.png

Você pode ser o melhor ilustrador do mercado, mas algumas pessoas nunca precisam do seu trabalho. E isso não é um problema.

É como assar a melhor carne para um vegetariano. Ele não precisa de carne e nem quer isto. Então, não adianta um churrasqueiro querer vender para ele.

Como eu já contei neste vídeo, uma vez eu levei meu portfolio para uma editora que só desenhava ATLAS. Sim: eu não fechei negócio com eles!

Não quer dizer que o meu trabalho é ruim, assim como o seu trabalho não é ruim. É uma questão de área de especialização.

Evite perder tempo com coisas que estão fora do seu domínio. Se você é fera na ilustração, no storyboard ou na animação, quebre a cabeça só se for para melhorar isso. Você terá mais resultados masterizando o seu forte. O resto é só estresse inútil.

“O homem só fracassa quando desiste de tentar”

Aristóteles Onassis disse isso há um século, mas essa frase é atemporal. Madonna, U2, Stan Lee, Jim Lee. Todos já foram rejeitados - e muitos outros também. O “x” da questão é superar a frustração e bola para frente!

Uma sacada bem legal que a minha grande amiga Cris Franklin disse uma vez é: “se você não continuar, você nunca irá terminar”.

“Demita” os clientes errados
eudesenho-clientes03.png

Você tem esse poder. E você não precisa de querer agradar todo mundo. Este blog gringo traz esse conceito fenomenal.

Se o cliente quer o que você não tem para oferecer, indique outros para eles ou diga que você não pode atendê-los. Como eu já disse aqui, evite perder tempo com coisas que estão fora do seu domínio.

Ao contrário do senso comum, isso evita gastos desnecessários ou perda de tempo.

Quando você dá atenção demais para os clientes errados, você se dedica menos àqueles que realmente são os clientes que você precisa. E os clientes bons são aqueles que indicarão você para outros clientes.

Resumindo, querer mudar de estratégia o tempo todo para agradar gregos e troyanos só prejudica. O melhor é você ter um foco.


Você, alguma vez, pensou que tinha perdido algo, mas depois descobriu que o melhor mesmo foi não ter conseguido?

Deixe seu comentário e compartilhe uma dessas dicas com aquele amigo que precisa de uma animada para realizar seus sonhos.

Ebook Aprenda a Desenhar do zero - Como desenhar o que você quiser

Quer Aprender a Desenhar?

Assista ao vídeo e descubra o meu método para desenhar de tudo. Clique para assistir!

 

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

Paste your AdWords Remarketing code here