Como desenhar com referências

COMO DESENHAR COM REFERÊNCIAS

É bem possível que a frase “consigo copiar, mas não consigo criar” já tenha passado pela sua cabeça quando você pensa em como desenhar alguma coisa..

Muitas pessoas encaram isso como um problema, mas boa notícia é que copiar pode te ajudar e muito, na verdade essa é uma das etapas do processo de criação

Nesse artigo você vai descobrir a importância de usar referências pra melhorar seus desenhos, inclusive no processo de criação dos seus próprios personagens

Resolvemos trazer aqui um tutorial pra te ajudar a planejar melhor seus desenhos. Pra isso, selecionamos umas cenas de filmes clássicos para mostrar o passo a passo.

Passo 1 – Escolha da imagem

Primeiro, você vai lá escolhe uma foto, que pode ser de revista, comercial, ou até uma sua mesmo. O ideal é começar com imagens de coisas reais para você observar bem as proporções e estilizar da maneira que preferir.

Como desenhar com referências

Beleza, nada complicado até aí. Escolhida as referências, como a gente começa a desenhar de verdade? Essa é uma dúvida muito comum e a solução é bem simples.

Passo 2 – Identificar as formas

Como o Ivan mostra no Aprenda a Desenhar do Zero, fica bem mais fácil começar com as figuras geométricas. Nessa cena do filme Cantando na Chuva, dá pra usar basicamente retângulos e trapézios.

Segundo ponto, a gente precisa prestar bastante atenção também nas inclinações dos elementos, se estão retos ou não. A linha de inclinação do personagem se chama linha de ação, ela vai ajudar dar mais movimento ao desenho.

Uma dica legal é riscar sobre a foto para ficar mais fácil de reproduzir, tipo assim:


O outro exemplo é essa cena famosa da Marilyn Monroe, o cenário todo com linhas verticais e uma diagonal. Já as linhas de ação, bem curvas. Essa etapa vai ajudar também na demarcação do cenário e na proporção do desenho geral.  

Passo 3 – Definir os detalhes

Depois dessa parte mais técnica, que a gente reforça bastante no curso, é hora de começar a colocar os detalhes, como olhos, cabelo, roupas, etc.


Outra dica importante é fazer essas estruturas bem clarinhas, ou com o lápis azul, para facilitar na hora de finalizar.

Passo 4 – Arte Final

Para a finalização, você pode usar canetas de nanquim ou lápis grafite mais escuro, vai de acordo com a sua preferência.

Agora é com você! Faça esse mesmo desenho e poste no Instagram, marcando o @ivanquerino e a hashtag #eudesenho

Se você sentir dificuldades, é sinal de que você precisa aprender as técnicas de desenho: traço, luz e sombra, anatomia, perspectiva. Vou deixar o link do curso para te facilitar. 😉

Curso Online Aprenda a Desenhar do Zero

Não esqueça de comentar aqui como foi fácil fazer!

Compartilhe:
Raiana Cassiano

Desenheira, Arte-educadora, ilustradora científica e tatuadora. Jogadora de Mario kart e fã do Led Zeppelin.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of