O que fazer para desenhar de vez

O que te impede de começar a desenhar?

Alê gostava muito de desenhar. Na verdade, quando desenhava, nem via o tempo passar. Começou divertidamente rabiscando, e acabou intensamente se apaixonando.

Mas o tempo passou.

Tanto que até nem tempo tinha mais para desenho. Na verdade, 24 horas eram praticamente insuficientes para combinar trabalhos, estudos e um mínimo descanso. Se já era um mistério conseguir fazer tudo isso, acrescentar mais uma coisa seria impossível!

Algumas vezes, Alê até tentou voltar a desenhar de vez, mas sempre se frustrava com o resultado. Alê tinha perdido suas habilidades e, como também não achava o método certo, sempre terminava perdendo o foco, e o ânimo e o interesse. E deixava para lá.

Isso acontece demais.

Esses dias, perguntamos em nossa página do Facebook “O que você acha que mais te impede de aprender a desenhar?” e as respostas nos deixaram intrigados.

Quantas pessoas não desenham por procrastinação, desânimo ou falta de tempo!

Por outro lado, é ainda mais interessante o número de pessoas que dizem desconhecer as ferramentas corretas, o material de desenho adequado, ou um método que seja verdadeiramente bom.
Ah, e nem se fala daqueles que ouvem a famosa frase a seguir:

Esquece isso, porque desenho não dá dinheiro e não tem futuro.

Se o sonho é viver de desenho, ou se tornar um ilustrador profissional, ou apenas ganhar dinheiro para desenhar você precisa de saber do seguinte:

Como você poderia tirar da sua frente todos os impedimentos de aprender a desenhar de vez?

Isso é o que vamos falar nesse artigo.

1. Saia da boiada

Esta pegadinha deixa bem claro o que quer dizer de seguir a onda! E deixar de ser quem você é pode ser um grande perigo.

Todo mundo nasce criativo. Aliás, esses dias, assisti na Netflix um documentário sobre crianças que afirmava que elas são os melhores cientistas sobre a Terra.

O problema é que, sem você perceber, chegam uns fazendeiros e começam a jogar você no meio de uma boiada, onde os animais correm todos para a mesma direção, sem opção. É a direção do menos arriscado, mais fácil e do futuro garantido.

Se você ainda não entendeu, eu estou falando daquelas frases do tipo "fazer o que gosta é ilusão" ou "não dá para ganhar dinheiro fazendo o que gosta", ou ainda "viver de arte ou desenho não dá futuro".

Larga mão de ficar acreditando em mentiras. A verdade é que é possível viver de desenho sim! Não só nós da eudesenho vivemos disso, mas também queremos ajudar você a viver. Tudo o que mais queremos é que cada vez mais pessoas entendam, por evidências concretas, que ganhar dinheiro com desenho é uma realidade 100% possível.

Por isso, para começar, não ouça gente pessimista. Na verdade, o problema está nelas mesmas, porque, como elas têm medo de enfrentar seus desafios, elas querem passar medo para você também. Seja quem você é, junto com todas as suas loucuras e sonhos.

Falando nisso...

2. Ninguém tá nem aí

Tem vergonha dos seus sonhos? Relaxa. Muita gente também tem. Ter medo de acertar é tão comum, que já falamos sobre isso neste outro post.

Mas uma pessoa, às vezes, precisa de sofrer tanto se criticando, por tanto tempo, falando que não consegue fazer nada, se preocupando demais com o quê os outros vão pensar quando estiver andando na rua, que vão ficar olhando para ela e julgando, e tudo mais. Experiência própria do editor aqui!

Só que a verdade é que ninguém tem tempo para parar a sua vida no meio da rua, olhar para cada pessoa que passa e pensar: "nossa, o QUÊ fulano está fazendo? Oh, olha como essa pessoa é cheia de erros! Com certeza, eu vou descobrir onde ela mora e procurar todos os seus dados pessoais só para ir à casa dela e jogar na cara toda a sua incompetência!"

Não, cara! Ninguém tá nem aí! É muito importante falar desse lance psicológico, porque eu descobri que tem UM BOCADO de gente que também sofre essa pressão interna. Quer tanto realizar sonhos, fazer coisas, mas tem medo de ser julgada. O pior é que não tem julgamento algum. É ela mesma que se julga.

O vídeo seguinte dá uma ideia de como é isso.

Para de ver coelho onde não tem.

3. Cuidado com o feriado


A gente já falou que amar o feriado pode ser um mau sinal.
 Dá uma olhada para você entender. Mas uma dica: faça o que você gosta. Se você acha que ter mais "segurança" trabalhando com uma coisa que não tem nada a ver com você vai fazer você mais feliz, infelizmente você pode estar correndo com mais velocidade rumo à tristeza e a insegurança.

Por que será que hoje em dia tanta gente está abandonando a faculdade ou trocando de curso, precisando de anos para confirmar que aquilo não tinha nada a ver? É porque cada pessoa tem seu tempo.

O seu já pode ser agora. A vida está te dando uma chance de viver plenamente.

Você quer um mapa? Uma receita? Algo do tipo "siga esses passos para desenhar e você vai conseguir chegar aonde quer". Tem. Garanto a você que tem. A mentira é justamente dizerem que não tem.

Não se iluda. A felicidade vem por meios mais simples do que você imagina. Se você gosta de desenhar, ganhe dinheiro com isso.

4. Ferramentas corretas

desenhar de vez

Oh, my desenhista. Como eu disse, tem receita para chegar lá!

Você pode até ser fera no desenho no papel. Mas, às vezes, a gente faz o desenho, fica legal, só que não sabe qual ferramenta, qual conceito, qual método usar, como finalizar, como pintar ou se usa mouse, se não usa. Tem que usar aquela tal de mesa digitalizadora da Wacom?

Tecnologia hoje é uma mão na roda para quem quer se profissionalizar. A gente já falou quais materiais o Ivan usa e como montar um estúdio de desenho. Facin, mastigadin.

Você tem dificuldade de passar os desenhos que você faz para o computador?

O que você acha de ter uma semana inteira de videoaulas totalmente gratuitas sobre Ilustração Digital?

Então eu estou aqui para te convidar para a Semana da Ilustração Digital, um evento online totalmente gratuito onde você vai descobrir o método para fazer ilustração no computador, além de aprender o passo-a-passo das ferramentas que você vai usar para poder fazer esse tipo de ilustração.

Vai rolar também várias dicas de como ingressar no mercado, como montar seu portfolio e como você pode se tornar um ilustrador profissional.

Se você não sabe, o Ivan teve como mentores grandes nomes dos estúdios Disney e Pixar, e pôde trabalhar em projetos de animação e games para grandes empresas do Brasil de do mundo.

Quanto custam esses vídeos? De graça, nenê! É só clicar aqui. Lá você vai aprender os materiais, ferramentas e o conceito para fazer ilustração Digital. Dá uma olhada.

5. Conclusão

O que impede você de desenhar de vez? Agora você já tem uma noção do quê impede.

Tempo, dinheiro, ferramentas corretas. Tudo isso é você quem faz. O que você realmente quer, você consegue. E para provar que você pode, ou resgatar ou aprender desenho, saca só estes testemunhos neste link.

Compartilhe este post com aqueles seus amigos que gostam de ficar deixando tudo para depois  

Compartilhe:
  • William Robortella

    Obrigado Ivan e a todos os envolvidos!

    • Jair Junior

      Que bom que ajudamos você:)

Paste your AdWords Remarketing code here