Ilustração Digital em 5 passos

Ilustração digital em 5 passos simples

Neste artigo eu resolvi mostrar as 5 etapas de uma ilustração digital de um personagem depois que ele foi criado, digo isso porque existe um distância gigantesca entre criar um personagem e desenhar um personagem.

O processo de criação começa muito antes do lápis e papel, eu costumo dizer que 80% do personagem não aparece no desenho dele, ou seja, o desenho é apenas 20% de todo o trabalho.

O que eu vou mostrar aqui são esses 20%, o planejamento, a construção da personalidade baseada na finalidade do personagem é um assunto mais complexo, porém não menos divertido e é extremamente abordado no curso de Character Design.

Enfim, vamos lá, depois de interpretarmos o briefing da personagem, enterdermos a ação e estudar sua personalidade, chegou a hora de colocar tudo isso no papel e ver se as características físicas combinam com a essência da personagem.

1 - Figuras Geométricas

A primeira coisa que eu faço, é reduzir a pose escolhida para figuras geométricas básicas (como a casinha do minicurso) , isso vai me ajudar a entender as formas e balancear a silhueta e o contraste com os espaços negativos.

2 - Definir características

Definida a pose, parto para a definição da fisionomia dela, interpreto todo as características passadas no briefing para transmitir para o papel/tela extamente o que foi planejado. Tudo isso utilizando traços bem soltos e leves.

3 - Iluminação e volume

A terceira etapa é a iluminação, aqui defino a posição da luz e todas as áreas de sombras e volume para dar um aspecto tridimensional à personagem.

4 - Cores

Feito isso, é hora de aplicar as cores, começo com as cores base de parte do desenho, uma boa dica é separar cada cor em uma cama e nomeá-la, se, no futuro o cliente/produtor pedir para alterar a cor do sapato, por exemplo, você não vai precisar refazer todo o trabalho.

5 - Brilho e efeitos

Por último, enfatizei os volumes aplicando brilho nas áreas iluminadas e suavizando as sombras, também acrescentei uma cor ao fundo para destacar ainda mais a personagem. Agora é só apresentar para o cliente e partir para o abraço 😉

A ordem de cada etapa não precisa ser exatamente essa, você pode colorir antes de sombrear, dependendo do estilo, você vai precisar contornar o desenho antes de pintar, enfim, isso varia de acordo com o workflow de cada um, o importante é o resultado final.

Como eu disse, essa é só uma das etapas da criação de um personagem, de qualquer forma, espero ter te ajudado.

Mas é como meu grande mentor dizia:
"se você começa a criar um personagem pelo desenho dele, já está começando errado" #ficaadica

Ah, não esquece de compartilhar com quem tem essa mesma dúvida


Quer começar a Aprender a Desenhar agora?

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Douglas Tadeu

    Oi Ivan, acompanho seus trabalhos a algum tempo e acompanha suas dicas sobre ilustraçao digital me surgiu uma duvida, como faço para salvar o arquivo depois de pronto? tipo faço a ilustração lá no photoshop ou sketchbook pro e depois que termino fica um monte de layers , como faço pra salvar tudo como um unico arquivo? Sou leigo neste assunto comecei nunca ilustrei digitalmente e tenho essa duvida, ainda nâo desenvolvi nenhuma ilustraçao por causa desse duvida, parece bobeira mas se você puder me responder ficarei grato!

  • Otavio Augusto

    Valeu pelas dicas. Uma que nunca vou esquecer e que refere exatamente à primeira dica é uma que eu vi no Tumblr:
    “Para desenhar focinhos de animais comece com um pedaço triangular de queijo”.
    Essa dica deixou muito mais fácil de desenhar os animais que gosto tanto…

    • Exatamente, tudo vem de figuras geométricas 😉

  • Rafael Rodrigues Félix

    Muito bom. Essa semana da ilustração também está sendo muito iraaada! Estou curtindo muitoo Ivan. Valewz

  • Rodrigo Beckenner

    Dicas excelentes, já melhorei e muito meus desenhos com sua ajuda. Estou me programando pra comprar o curso completo. Só me dei conta da importância disso quando vendi meu primeiro desenho. Valeu Querino!

    • SHOW Rodrigo, legal ler isso… Parabéns cara!!!

  • Eduardo Paulino

    Tenho acompanhado alguns vídeos e li o E-book sempre gostei de desenhos e até me arriscava rabiscar algumas coisas mas não tenho um bom trato. .. vou sair do meu trabalho ano que vem e tenho tido interesse em investir nessa área, sou formado em biologia, mas o desenho tem ocupado algumas horas da minha atenção esses tempos. Vlw pelo empenho

    • Legal Eduardo e saiba que ilustração científica tem tudo a ver com biologia é uma área que cresce muito e tem poucos profissionais #ficaadica

  • Fernando Rosa

    consigo usar meu tablet para ilustração digital?

    • eudesenho

      Existem algumas canetas que funcionam bem em tablet, vou ver se consigo fazer um review de alguma 😉

    • Até Consegue, mas o ideal é ter uma mesa digitalizadora que foi feita exclusivamente pra isso… VALEU!

      • Fernando Rosa

        Ok! vlw mano. vlw pelo aprenda a desenhar do zero

  • Otavio Augusto

    E quando você falha até nas figuras geométricas? Eu até consigo desenhar o “esqueleto” da personagem, mas no momento que vou começar a detalhar ele começa a ficar com aquele corpo de nadador (forma um grande V da cintura aos ombros) e as pernas e membros ficam desproporcionais…

    • Pois é cara, isso só vem com muito treino e, óbvio, um método que te ajude a entender essas proporções da maneira correta

  • Nelson Gere

    OLÁ IVAN
    GOSTARIA DE COMPRAR O CURSO DESENHANDO DO ZERO, MAS NÃO CONSIGO ENCONTRAR ONDE ESTÃO OS CURSOS A VENDA.
    OBRIGADO,
    NELSON

Paste your AdWords Remarketing code here