Ilustração Digital em 5 passos

Ilustração digital em 5 passos simples

Neste artigo eu resolvi mostrar as 5 etapas de uma ilustração digital de um personagem depois que ele foi criado, digo isso porque existe um distância gigantesca entre criar um personagem e desenhar um personagem.

O processo de criação começa muito antes do lápis e papel, eu costumo dizer que 80% do personagem não aparece no desenho dele, ou seja, o desenho é apenas 20% de todo o trabalho.

O que eu vou mostrar aqui são esses 20%, o planejamento, a construção da personalidade baseada na finalidade do personagem é um assunto mais complexo, porém não menos divertido e é extremamente abordado no curso de Character Design.

Enfim, vamos lá, depois de interpretarmos o briefing da personagem, enterdermos a ação e estudar sua personalidade, chegou a hora de colocar tudo isso no papel e ver se as características físicas combinam com a essência da personagem.

1 - Figuras Geométricas

A primeira coisa que eu faço, é reduzir a pose escolhida para figuras geométricas básicas (como a casinha do minicurso) , isso vai me ajudar a entender as formas e balancear a silhueta e o contraste com os espaços negativos.

2 - Definir características

Definida a pose, parto para a definição da fisionomia dela, interpreto todo as características passadas no briefing para transmitir para o papel/tela extamente o que foi planejado. Tudo isso utilizando traços bem soltos e leves.

3 - Iluminação e volume

A terceira etapa é a iluminação, aqui defino a posição da luz e todas as áreas de sombras e volume para dar um aspecto tridimensional à personagem.

4 - Cores

Feito isso, é hora de aplicar as cores, começo com as cores base de parte do desenho, uma boa dica é separar cada cor em uma cama e nomeá-la, se, no futuro o cliente/produtor pedir para alterar a cor do sapato, por exemplo, você não vai precisar refazer todo o trabalho.

5 - Brilho e efeitos

Por último, enfatizei os volumes aplicando brilho nas áreas iluminadas e suavizando as sombras, também acrescentei uma cor ao fundo para destacar ainda mais a personagem. Agora é só apresentar para o cliente e partir para o abraço 😉

A ordem de cada etapa não precisa ser exatamente essa, você pode colorir antes de sombrear, dependendo do estilo, você vai precisar contornar o desenho antes de pintar, enfim, isso varia de acordo com o workflow de cada um, o importante é o resultado final.

Como eu disse, essa é só uma das etapas da criação de um personagem, de qualquer forma, espero ter te ajudado.

Mas é como meu grande mentor dizia:
"se você começa a criar um personagem pelo desenho dele, já está começando errado" #ficaadica

Ah, não esquece de compartilhar com quem tem essa mesma dúvida


Quer começar a Aprender a Desenhar agora?

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.