Ilustração Infantil, uma baita oportunidade

Ilustração infantil, uma oportunidade gigante para o ilustrador

Você reparou o sucesso que fazem as crianças no YouTube? Sabia que vários deles já lançaram seu próprio livro?

Pois é, já virou uma tendência, e o mercado de livros infantis é o segundo maior do país. O fato é que os livros não são mais exclusivamente educativos, e o apelo pelo entretenimento da criança e o aspecto visual da obra são os pontos-chaves do negócio.

Fique ligado porque hoje eu vou dar três motivos para você entrar com todas as suas forças nesse universo paralelo do mercado de ilustração.

1 - Crianças leem mais

kidsbook

É isso mesmo: segundo a Associação Nacional de Livrarias, crianças leem aproximadamente 50% mais livros do que adultos por ano.

Muitas crianças, obviamente, não saber ler. Nesses casos, alguém lê para elas. Porém, a regra que todo mundo sabe é que crianças são fissuradas em imagens!

Por isso, o trabalho do ilustrador é crucial para esse mercado.

2 - Crianças são fiéis

kidsbook2

Pesquisas falam que, quando uma criança se identifica com alguma personagem, elas vão querer comprar literalmente tudo que tem ligação com aquilo: roupas, brinquedos, livros, etc.

Talvez esse seja o motivo desse mercado crescer 14% todos os anos. Os livros infantis já são o segundo tipo de livros mais vendidos.

3 - Tem muita oportunidade

18905-Campanha-de-arrecadacao-de-livros-infantis-comecou-nesta-segunda-feira--21

Você já reparou a quantidade de autores de livros infantis que existem nas prateleiras?Já parou pra pensar que todo dia surgem mas um monte deles?

Pois é, mas apesar do crescimento desse nicho, ainda assim há uma grande carência de ilustradores brasileiros trabalhando nesses livros.

A principal dificuldade é justamente o “engajamento”, ou seja, ficar por dentro do que está acontecendo no momento - humor, aventura ou terror, por exemplo.

Uma coisa que vai te ajudar a entender a ilustração infantil é pensar como as crianças pensam e acompanhar a movimentação delas e do mercado infantil em geral (desenhos animados, brinquedos, apps, etc)

Faz seguinte, coloca aqui nos comentários algum livro que marcou sua infância, ou algum que você lê pro seu filho(a), irmãzinho (a) ou sobrinho(a)

E se você quiser aprender a desenhar personagens infantis para, além de ler, também desenhar com as crianças, clica na imagem abaixo e dá uma olhada nesse vídeo.

banner_horizontal_pt

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Jessica Moroszczuk

    Oi! Livros que marcaram a minha infância? Os mais clássicos mesmo, como chapeuzinho vermelho e tal, e mais pra frente veio os livros do harry potter, livros mais de terror como os sete do andré vianco…ah eu vi no snap! Achei muito interessante a materia, eu desenho também, mas acho um grande problema saber como entrar realmente nesse ramo de ilustração infantil quando tu não conhece ninguém de “dentro” hehe Abraço!

  • Felipe Duarte

    Vim do snap o
    Posta mais sobre o assunto é sobre o que a Isabela gosta. Fui procurar sobre referências ilustração e os livros tem uns assuntos bem comuns, queria algo mais atual, ensinando valores melhores e não que um príncipe vem e tudo se resolve.

Paste your AdWords Remarketing code here