Não sei nada de desenho, por onde devo começar?

Não sei nada de Desenho, por onde devo começar?

Você acha legal desenhar, mas não sabe nem fazer o boneco de pauzinhos direito? Neste artigo você verá como começar a fazer desenho de uma forma muito simples.

Você já chegou a pensar que você simplesmente não consegue desenhar, e não tem jeito? Isso não é legal. Frustração é uma palavra que soa azeda, mas não é, de jeito nenhum, mais azeda do que você imaginar um desenho simples, mas nem isso conseguir fazer decentemente.

Um amigo desenhava quando era criança mas nunca tinha desenhado bem mesmo. Era só coisa que toda criança faz. A vida passou e ele simplesmente deixou o desenho de lado. Mas, um dia, ele chegou até mim e disse “Cara, eu quero desenhar. Sabe, eu desenhava quando era moleque. Mas eu não sei nada sobre desenho. Por onde devo começar?”

O que eu digo para ele é o mesmo que eu digo para você: pelo mais simples possível. Você precisa de entender o nada complexo “sistema de fundamentação de todo desenho”.

O tal sistema, cujo nome eu acabei de inventar acima, é que todo desenho pode começar com figuras geométricas básicas.

“Pode”?

Isso mesmo. Porque existem vários métodos de desenho, obviamente. Mas o método que eu vou ensinar para você é o que eu ensino para os meus alunos, e é o que eu uso para mim.

Para ensinar você, vou usar um exemplo do nosso curso fechado de desenho:

Um rosto é um círculo. Dois olhos são dois ovais. O nariz é um triângulo. Uma boca é um retângulo.

Quando você “desconstrói” os elementos e percebe a figuras geométricas simples que formam cada um, desenhar deixa de ser uma tarefa impossível, dá uma olhada em outros exemplos que mostro no curso:

Olhando assim, essa imagem parece bem difícil de ser desenhada, objetos diferentes, tamanhos diferentes, posições diferentes…

Mas aí entra a mágica da desconstrução, você precisa treinar seu cérebro pra enxergar essa mesma imagem desse jeito

Assim fica muito mais fácil começar um desenho, com o esboço feito baseado nas figuras geométricas

Quando você começar a ver tudo o que existe no planeta dessa maneira, vai perceber que, as mesmas figuras que você usa pra fazer um boneco de palito, são usadas pra desenhar qualquer coisa.

Você só precisa treinar sua visão pra entender e organizar essas figuras

Ah, Ivan, mas e os detalhes, e a iluminação, e a textura??????

Calma, isso é tema pra um próximo artigo, mas nesse link tem uma vídeo aula minha onde eu mostro passo a passo esse processo não só pra desenhar objetos, mas pra desenhar personagens também.

Assiste a aula, deixa aqui seu comentário me falando o que você achou desse método, sua opinião é importante pra mim.

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Giovana Pimentel

    Ola! Ivan tenho acompanhado vc no YouTube, Facebook etc e estou aprendendo mt. Sempre desenhei deste crianças, já estou com 48 anos mas nunca tive mt habilidade para fazer certos desenhos como por exemplo um rosto. Um olho sempre fica diferente do outro rsrs. Mas vendo seus vídeos percebi que posso mudar isso, estou pensando seriamente em fazer seu curso, apesar de não ter mais 20 anos acho que posso sim ser uma boa desenhista. Os meus desenhos costumo postar no face e no Instagram se quiser de uma olhada pra ver como estou. Um abraço e até breve no curso.

    • Oi Giovana, a maravilha da arte é justamente que nunca é tarde pra aprender… seja muito bem vinda 😉

Paste your AdWords Remarketing code here