O que fazer quando estou sem ideia para desenhar?

O que fazer quando estou sem ideia para desenhar?

 

Você já ficou sem ideia para criar?

Branco criativo é um saco. Você pega uma folha para desenhar alguma coisa, mas não sai nada. Você rabisca, apaga e tenta começar de novo, mas não sai nada.

Você revê suas criações antigas para ver se surge alguma ideia boa, por mais que já tenha sido usada, mas não sai nada. Então, você amassa o papel e abandona aquilo que poderia ser algum novo desenho interessante.

Quantas vezes nós já nos frustramos por ficar sem ideia para desenhar?

Estresse, excesso de informação (eu falo mais sobre isso neste vídeo) ou insatisfação. Esses são alguns exemplos do que contribui para o bloqueio do processo criativo.

Continue lendo este artigo e preste atenção nestas 6 dicas importantes sobre como desenhar quando você estiver sem ideia.

Ah, também tem um vídeo no final pra te ajudar ainda mais.

1. “Depois” não

Meu amigo e minha amiga, se você deixar para depois, provavelmente, você nunca mais irá terminar. O nome disso é procrastinação.

“Amanhã, eu faço esse negócio!”

“Depois, eu termino!”

Daí, “depois” acaba ficando pra… bem depois, ou melhor, nunca.

A menos que você queira criar um desenho invisível, não desista só porque você está sem ideia! Apenas comece a rabiscar, sem preocupação. Coloque na sua cabeça que aquilo simplesmente é uma prática ainda, e não algo definitivo. Como diz o próximo tópico:

2. Está apenas começando

sem ideia

Não esquenta: rabiscar é só o começo. O resultado virá naturalmente se você continuar. Caso não goste de alguma coisa, fique de boa, porque, com o passar das rabiscadas, vai aparecer algo legal.

Tome esse momento como um exercício de desenho e da mente: você está desenvolvendo o traço e cooperando para um cérebro que estava sem ideias. Por isso, relaxe. É muito pior você querer se pressionar. Afinal, quem trabalha verdadeiramente bem num ambiente cheio de estresse?

Pois é isso o que você faz quando fica se cobrando demais sem deixar a coisa fluir. Quem cozinha sabe que, se você colocar aumentar a temperatura do forno no máximo, ainda assim, você terá que esperar ele ficar pronto (geralmente, demora uns 40 minutos).

Tá sem ideia? Fique bem relax e comece a traçar o papel. É só o pré-esboço ainda.

3. Figuras geométricas básicas

Uma cabeça geralmente começa com um círculo; um nariz, com um triângulo; uma perna, com um retângulo. Você já deve ter visto algum desenho sendo construído assim.

Não se apegue aos detalhes, porque deverão ficar por último.

4. Se joga

sem ideia

Esse momento é o que você irá explorar o seu banco de dados mental. Fotos, personagens de filmes, lugares de viagens. E não adianta eu querer desenhar olhos, se você não sabe como desenhar olhos. Qualquer coisa poderá ser uma referência.

Talvez, na hora, você decida desenhar uma princesa, um alien ou uma caricatura.

Agora, tudo o que você deve fazer é deixar fluir e sentir o desenho. Se, antes, você estava sem ideia, agora você começa a ter várias.

5. Sem “bitolação”!

Não se prenda a nada. Voltando ao exemplo anterior, você pode ter desenhado uma princesa, um alien e uma caricatura, mas pode ter gostado apenas do alien. E daí? Não tem problema algum! Apenas apague os outros e prossiga com o ET.

6. “Ah, ficou legal!”

sem ideia

Prossiga, porque é a partir daqui que você dará início aos detalhes. A partir do pré-esboço, defina o esboço e finalize com os contornos, cores ou de qualquer outra forma, segundo a sua vontade.

Este artigo é para que você saiba o que fazer quando estiver sem ideia para desenhar. Porém, já falamos sobre as etapas do desenho e os materiais que você pode usar em cada uma delas.

Conclusão - sem ideia? 

sem ideia

Toda vez que você não conseguir criar nada, encara de frente o papel, a tela ou a prancheta e comece a rabiscar qualquer coisa. Lembre-se de que, se você deixar para depois, provavelmente nunca irá terminar.

“Se você não correr atrás da ideia, ela não virá”

Recapitulando o seu processo de “desbloquear o bloqueio criativo”:

  1. Estava sem ideia
  2. Não deixou para depois
  3. Ficou bem zen, e começou a rabiscar qualquer coisa
  4. Criou um pré-esboço com figuras geométricas
  5. Deixou rolar, sem perfeccionismo
  6. Continuou sem apego até escolher o que fica mais massa
  7. Começa a definir os esboços e, por fim, os detalhes do seu desenho

Assiste esse vídeo porque ele também pode te ajudar

Espero que algumas dessas dicas tenham sido úteis para ajudar quando você estiver sem ideia.

Você pode compartilhá-lo no Facebook ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele, por exemplo.

Enfim, adoraríamos saber o que você achou deste artigo.

Deixe seu comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse post, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco.

Compartilhe:
  • josé luis

    Sensacional! !!!

  • Paulo Augusto Filho[Santhys]

    meio que to precisando bastante disso =3

  • Davi Emerim Ochoa

    deveras interessante Ô_Ó me indentifiquei bastante em alguns tópicos, obrigado pelas dicas

    • Jair Junior

      Que bom que ajudou você 🙂

    • Eu que agradeço cara, valeu

  • Francielly Soares

    Demais 😀

  • Robson Tobias

    muito bom o artigo… muitas vezes me sinto desse jeito e não consigo desenvolver nada… Vlw Ivan.

Paste your AdWords Remarketing code here