Como são feitas as animações da Cartoon Network

Como são feitas as animações da Cartoon Network

O maior canal da TV à cabo (no Brasil) é, suavemente, um canal de desenhos e animações.

Isso mesmo, meu caro desenhista. A Cartoon Network que já era fera, explodiu com a volta das Meninas Superpoderosas à TV, depois de 11 anos. E nós, que amamos desenhos, ficamos curiosos para saber como eles são feitos, e se temos as ferramentas que os chefões usam (e temos).

E um dos melhores desenhos da CN é, com certeza, O Incrível Mundo de Gumball, que mistura 2D e 3D em enredos cômicos e... incríveis! Por isso, nada melhor do que utilizar esse show para ilustrar o processo de criação das animações do canal.

Writing

animacoes

Junto com o criador da série, Ben Bocquelet, os roteiristas sugerem um conceito que eles achariam legal trabalhar. Pode ser algo como "e se o Gumball tivesse tentando pedir a Penny em namoro", e, se eles curtiram entre si, começam a elaborar a escrita.

Um detalhe é que eles não fazem todo o roteiro de uma vez só. Na verdade, eles desenvolvem o script em várias cenas individuais.

Storyboard

animacoes

Com o script na mão, são criadas os storyboards, isto é, esboços das principais ações nas sequências do roteiro. Eu, particularmente, amo esta etapa. Ela que orienta tudo.

Dublagem

animacoes

Paralelamente, os atores entram em ação, e seu trabalho é criar as vozes dos personagens o mais engraçado que conseguirem, o que geralmente é garantido por falas rápidas e gritos. Eles contam com a orientação do diretor de voz, que os guia em suas performances e, especialmente, cuida de sua saúde vocal.

Edição de Storyboard

animacoes

Antes de qualquer animação começar a ser feita, o editor pega o storyboard já pronto (ou seja, desenhado e escrito) e, basicamente, tira do papel e põe tudo no computador, em sequência, minuto a minuto.

Nesta hora, ele já começa colocando os tempos, além de vozes e sons temporários na sequência.

Animações 2D

animacoes

Primeiro, os artistas desenham as key-pauses. Depois, passam para o desenho em 2D de cada quadro, um por um, e é aí que as animações começam a ganhar vida e que os movimentos são bem desenvolvidos.

Background

animacoes

Se você não assistiu ao Gumball, esse é um desenho cujos backgrounds são realistas. Portanto, uma equipe cuida do interior design dos cenários.

CG

animacoes

Como o desenho combina elementos 2D e 3D, existem designers que trabalham só com a criação dos personagens tridimensionais. Por exemplo, apesar de Darwin e Gumball serem 2D, Allan e a senhorita Simian são 3D.

Além disso, também são definidos os efeitos especiais.

Composição

animacoes

Nesta etapa, tudo o que foi feito separado é combinado: personagens 2D, personagens 3D, efeitos especiais e cenários.

Um diretor de arte e um supervisor de composição cuidam para que tudo seja juntado da melhor maneira possível, ou seja, com efeitos especiais e cores agradáveis.

Produção

animacoes

Para cada etapa existe um supervisor, e não poderia faltar a Produção Executiva. O papel do produtor é cuidar do dinheiro, do orçamento e da agenda, e isto envolve desde o suprimento de papel até trocar a lâmpada queimada do escritório, tudo para garantir que a equipe entregue o trabalho a tempo.

Compartilhe:
  • Jonathan Santana

    Muito bom!
    Onde mando curriculo?

  • Allan Vitor Silva

    Também quero trabalhar ai !!

  • KaiuuWM

    Que cursos são necessários para ser um desenhista como eles ?

Paste your AdWords Remarketing code here