Como desenhar com um traço profissional

Como ter um traço profissional

Provavelmente você, algum dia, já deve ter ouvido a frase: "Isso é que é um traço profissional... " ou "Olha o traço desse desenhista!!!" ou ainda "Fulano tem o traço perfeito..." É possível que você tenha concordado com isso, mesmo sem saber exatamente o que significa ter o Traço Perfeito, certo?

Bom, então vamos lá...

Traço perfeito é aquele traço firme sem tremedeira(1)  ou os famosos "pelinhos"(2). Esse tipo de traço fica muito mais evidente quando vemos histórias em quadrinhos e é chamado de arte-final ou clean up.

traco_profissional01

Normalmente o esboço vem feito a lápis e o arte-finalista tem a responsabilidade de "contornar" todo o desenho com Nanquim usando um pincel, pena ou caneta e é necessária muita técnica para executar essa função com perfeição.

Essa é uma habilidade que vem com o tempo e muita gente desiste justamente por achar que existe alguma fórmula mágica que não seja praticar bastante e ter paciência.

Na ilustração tradicional, existem algumas ferramentas que produzem com perfeição esse tipo de traço como a pena, pincéis finos e/ou chatos, canetas ou a fudepen (caneta japonesa), entre outras... A idéia é testar e ver com qual delas você se dá melhor.

Com a chegada dos softwares de pintura digital, esse processo de finalização se tornou, talvez, menos doloroso, ou seja, se no papel um traço errado ou um pingo de tinta era sinal de desespero e trabalho perdido, no Pc temos o milagroso CTRL + Z para nos salvar de algum erro e isso acaba tornando esse trabalho menos temido.

Porém, o conceito e as técnicas de como desenhar são exatamente as mesmas e o segredo para dominar a arte do traço é o bom e velho TREINO.

Esse é o método que eu uso e ensino nos meus cursos, se você quiser saber mais, clica na imagem abaixo e assiste ao vídeo onde eu mostro com mais detalhes como você pode aprender a desenhar o que você quiser de forma simples e objetiva.

Se você gostou dessas dicas, compartilha com seus amigos e deixa nos comentários alguma sugestão de tema pra um próximo tutorial.

Logo mais tem mais...

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.