Do que o artista precisa de abrir mão

Todo artista precisa abrir mão de algumas coisas, veja quais

Você é aquele desenhista que tantas ideias na cabeça que fica confuso no meio delas?

“Como ser um artista organizado?”. Esse é o maior dilema de muita gente. A quantidade de informações adquiridas é grande, porém poucos projetos realmente saem do papel.

Quantas vezes você já teve aquela sensação desagradável que o dia acabou, mas que você não fez praticamente nada do que queria? Ou pior: apesar de ter uma rotina lotada de coisas para fazer, você nunca consegue alcançar aquele resultado que você tanto sonha.

Neste artigo, eu quero mostrar que você pode ser um artista de sucesso, ou seja, que consegue resultados, através de uma técnica de organização fenomenal.

Uma gota no Oceano é uma gota

post-artista-02

O Princípio de Pareto (ou Princípio 80/20) diz que 80% dos seus resultados são gerados por 20% do seu esforço, e vice-versa.

Na prática, é só pensar no trabalho do freelancer: seja você ilustrador, designer ou qualquer outro profissional autônomo, a maior parte do dinheiro que você ganha geralmente vem de poucos clientes.

Por outro lado, você pode ter percebido que a maioria dos clientes são responsáveis pela minoria do lucro.

Semelhantemente, 80% dos problemas na sala de aula são causados por 20% dos alunos (que costumam fazer parte da turma do fundão)!

Esses exemplos só confirmam que, de fato, 80% dos efeitos são gerados por 20% das causas em várias áreas do dia-a-dia. Sendo, assim, existem coisas das quais você deve abrir mão, sem receios.

Para ganhar, é preciso abrir mão

post-artista-01

“Mais vale um pássaro na mão do que dois voando; ficar apenas sonhando com coisas boas é bobagem, é correr atrás do vento.” (Eclesiastes 6.9)

Essa frase da Bíblia é excepcional. Realmente, querer fazer ou ter tudo ao mesmo tempo não irá levar você a lugar algum.

Não é outro curso mirabolante que ensina como desenhar as unhas do pé no estilo Disney, nem mais uma técnica para colorir balões de quadrinhos irá fazer você se tornar o novo James Lee.

Muito menos, você terá sucesso trabalhando desgovernadamente para um milhão de pessoas diferentes.

Na verdade, o importante é você ter foco. Lembre-se: 80% dos resultados são gerados por 20% dos seus esforços. Isso não significa que tudo será conseguido de maneira fácil e sem dedicação. Porém, a maioria das coisas que você esteja acumulando pode estar só atrapalhando você.

Como eu já disse em outro post, é por isso que você tem que escolher quem você não quer como cliente.

Afinal, responda: o que você perde deixando de trabalhar com pessoas que causam muita dor de cabeça, enchem o saco, ou até demoram para pagar o seu trabalho?

Os bons clientes são mais fiéis, mais responsáveis e pagam mais. São eles os responsáveis por 80% do seu rendimento! Esforce-se para eles!

Da mesma forma, existem atividades que se resumem a uma perda de tempo.

Se o que dá mais resultados para você é ilustração digital, não gaste a maior parte do seu tempo tentando aprender chroma key, nem compre o curso de programador web! Não é o seu foco. Será um investimento exagerado em algo que trará nada ou quase nada de lucro para você.

Delegue funções (se você tiver uma equipe), ou tire da sua lista de tarefas aquilo que ofusca o seu objetivo.

Acabe com o excesso de informação

A última dica é a mais importante. Por quê? Simplesmente, porque o excesso de informação atrapalha o sucesso.

Para aproveitar as suas ideias de uma forma produtiva, você precisa de visualizá-las com clareza.

Como eu ensino neste vídeo, uma forma de desenhar qualquer coisa é usar figuras geométricas. Você precisa de desconstruir o que você está vendo para que o seu cérebro consiga criar o desenho completo.

Ebook Aprenda a Desenhar do zero - Como desenhar o que você quiser

Quer Aprender a Desenhar?

Assista ao vídeo e descubra o meu método para desenhar de tudo. Clique para assistir!

 

Sabe aquele cabelo embaraçado, volumoso e sujo? Assim também, a sua mente pode estar cheia de ideias aleatórias pouco conectadas. E isso causa estresse. E estresse não é produtivo.

A estratégia é: descarregue num papel todas as suas ideias e planos. Além disso, toda vez que você tiver uma nova ideia subitamente, anote ou desenhe antes de esquecê-la. Fazendo isso, além de conseguir estabelecer prioridades (lembre-se da estratégia 80/20), você estará estimulando a sua criatividade.

Gostou deste artigo? Então, ajude a divulgar essa informação para que mais artistas possam conseguir se organizar melhor e ter sucesso!

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

Paste your AdWords Remarketing code here