Não consigo mais desenhar?

O que fazer se não consigo mais desenhar?

Anteontem, eu digitei no Google “não consigo mais desenhar”, para tentar entender melhor porquê isso já tinha acontecido comigo. Apesar de não achar quase nada, eu encontrei a seguinte pergunta no Yahoo Respostas, de Daiana R.S:

yahooans

Eu confesso que fiquei bastante intrigado com as respostas. Sabe, tem muita gente que sofre com o mesmo problema. O problema é que as pessoas simplesmente pensam que tudo vai acontecer, surgir ou melhorar do nada, sem mais nem menos. O que não é verdade.

Aí, lendo as respostas, eu fiquei ainda mais surpreso com o fato de que mais gente do que eu pensava sofria da mesma dificuldade, só que de formas diferentes.

Para começar, eu queria pegar a fala do Ricardo:

“Pode ser uma fase. Geralmente todo artista ou desenhista tem disso. Eu mesmo não paro para desenhar fazem meses; porém estou pintando, com tinta. São fases.”

Nós mudamos TODOS OS DIAS. E, cada dia, a gente pode fica um pouquinho melhor. E você sabe qual é a principal diferença entre as pessoas criativas e as estancadas na vida? É que as pessoas criativas não tem medo de ter experiências em várias áreas diferentes da vida delas.

não consigo mais desenhar

Falando nisso, todo mundo tem alguma coisa interessante para nos oferecer. Por exemplo, conversar com uma pessoa que não tem nada a ver com os amigos com quem estamos acostumados ou que fala e pensa totalmente diferente de nós pode ser vergonhoso.

Cara, tem vez que nenhum assunto bate! A gente pode ficar um bom tempo conversando e você só confirma que, realmente, essa pessoa não tem nada a ver com você. Então, de repente, ela fala algo simples, mas que PIMBA, você nunca tinha pensando naquilo.

E é desse jeito também que funciona com as nossas carreiras ou hobbies. Voltando à fala do Ricardo, não conseguir mais desenhar um estilo específico pode significar que você está mudando de estilo.

Por exemplo, às vezes, você sempre fez cartoon. Talvez, você nem teve tanta técnica para isso, e tudo o que sabe aprendeu por conta própria. Então, em um dia cinzento, você parece que desaprendeu, e começa a desenhar outra coisa nada a ver.

Caso venha a irritação, deixa ela de lado e começa atentar ao fato de que você pode ter acabado de definir o seu estilo atual - que, futuramente, quem sabe, pode mudar também.

Tem tanta gente que quer “ter seu estilo próprio de desenho”, enquanto já tem e não sabe. E esse é o primeiro ponto.

O segundo tem a ver com a fala do Fábio (um desenhista com mais de 30 anos no ramo). Quando está sem ideia, ele pede para alguma criança fazer rabiscos aleatórios e, a partir desses desenhos simples, ele desenvolve algo realista ou outras técnicas de desenho diferentes.

Eu achei isso animal. E tem a ver com bloqueio criativo. Mesmo sem ideia, o seu cérebro não para de funcionar, e continua pensando. Ou seja, na verdade, você pensa que está sem ideia, mas, na verdade, está com tanta ideia que carregou a mente, e deixou ela confusa.

sem ideia desenhar
Esta imagem é um link. Clique na foto ou aqui para ver.

Portanto, uma estratégia é começar a criar coisas do nada, abstratas, sem regra. Isso vai descarregar a sua mente e, a partir de várias ideias, você vai conseguir escolher as melhores e trabalhá-las de uma forma produtiva.

E é exatamente isso que o Fábio faz. Só que, em vez de pensar tudo do zero, ele pede para outra pessoa, uma criança, pensar por ele. Depois que ele começa a criar algo mais elaborado. Não deixa de ser criativo.

A terceira coisa que eu queria comentar tem a ver com a melhor resposta, escrita por Erin:

“Todo mundo passa por isso uma vez ou outra. O importante é não achar que não vai mais conseguir.”

Vários motivos podem criar um bloqueio mental mais sério. Ansiedade, TOC, traumas. O terceiro ponto é você arrumar estratégias e buscar conhecimento para entender o motivo exato, por você não conseguir mais desenhar, ou o que impede você de fazer isso.

desenhar

O penúltimo ponto é que, lembrando, é uma frustração muito comum de se ver, sendo que milhares de pessoas passam pelo mesmo problema. Porém, mais do que isto, outros milhares de desenhistas já resolveram ele.

A última dica é estudar. Mas, estudar do zero. Um exercício mental assustadoramente funcional que você pode fazer agora é: pegue uma folha e comece a desenhar como se fosse uma criança desenhando. Cara de pauzinhos e, se for pintar, tudo rabiscado.

Não importa em que nível de conhecimento você estava antes de não conseguir mais desenhar. Se você aprender a técnica de desenho, você irá ficar melhor que antes, porque você irá conseguir fazer o que fazia antes, assim como fazer qualquer outro tipo de desenho que você quiser!

Pra aprender um método de desenho que funciona e vai te ajudar a desenhar qualquer coisa, da uma olhada nessa aula online totalmente gratuita. É só clicar na imagem pegar papel e lápis pra acompanhar.

Então é isso! Compartilha esse artigo com seus amigos, se foi útil pra você, vai ser pra eles também 😉

Compartilhe:
  • Alex Pereira Costa

    O desenho em minha vida veio desde crianças. Era uma paixão gigante e eu me imaginava adulto vivendo dessa profissão (que nem sabia direito o que era, só queria desenhar).

    Infelizmente (ou não) a vida tomou outro rumo e eu parei de desenhar… Minha última produção foi em 2001.

    De 2016 prá cá o desejo de voltar a desenhar voltou forte, inclusive com o desejo de viver disso. Hoje estou matriculado no curso do eu desenho, com otimismo e esperança de voltar ao meu sonho de infância 🙂

    Obrigado!

    • É isso aí Alex, nunca é tarde pra recomeçar cara… seja muito bem vindo de volta 😉

Paste your AdWords Remarketing code here