IlustraCast – Dá mesmo pra viver de desenho?

Dá mesmo pra viver de desenho?

Se você, algum dia sonhou em trabalhar com desenho, provavelmente ouviu algumas dessas frases:

"Esquece, desenho não dá dinheiro"

"É impossível viver de arte"

"Arruma um emprego e desenha nas horas vagas porque isso Não dá futuro pra ninguém""

Eu sei que você já ouviu porque eu ouvi esse tipo de frase durante anos e sei o quanto é broxante.

Mas o que me fez acreditar cada vez mais que eu poderia realizar meu sonho foi uma coisa muito simples:

Informação

A partir do momento em que soube como funcionava a industria do desenho, em quais áreas um ilustrador pode trabalhar e qual o tamanho do mercado, eu fiquei muito mais seguro e confiante de que essa é uma profissão tão cheia de oportunidades quanto qualquer outra.

Nesse episódio do Ilustracast eu te mostro como derrubar esse mito de que não dá pra viver de desenho, te dou exemplos de áreas pra atuar e de pessoas que vivem de desenho e são bem sucedidas.

Uma delas é o Charles Laveso, o cara tem uma história linda e tem um trabalho simplesmente fantástico usando "só" lápis e papel (Top né?).

Dá só uma olhada no trabalho do cara:
charleslavesso05 charleslavesso04
charleslavesso02 charleslavesso03

Eu realmente tenho muito prazer em compartilhar esse tipo de trabalho, principalmente porque sei que tem muitas pessoas que adoram esse estilo realista e o Charles é muito melhor que eu nesse estilo e também tá fazendo um trabalho bacana compartilhando com a galera pela internet. Muito bom saber que não to sozinho nessa.

Ele liberou um mini curso de desenho realista, e eu to colocando o link aqui pra você assistir, vale muito a pena porque o cara é monstro.

Clica aqui e assiste
charles_video01

Agora compartilha e deixa seu comentário, sua opinião é muito importante 😉

Compartilhe:

Ilustrador, Professor, Palestrante e Empreendedor. Apaixonado por Futebol, Música e Família, não necessariamente nessa ordem.

  • Clodoaldo Marques

    Muito bom Ivan. Estou fazendo seu curso, aliás muito bom, e a princípio quero aprender só pra me divertir nas horas vagas, mas muito legal escutar isso que você falou e quem sabe no futuro ganhar um extra. Valeu

  • Paulo Henrique

    Muito bom Ivan tocar nesses assuntos as vezes, sinceramente as vezes sinto sem futuro, mas estamos na luta… Abraço!

  • Jeferson Gomes

    Muito fera! Cada dia com mais informação e motivação! Parabéns!

  • Anselmo Peinador Garcia Junior

    Parabéns pelo trabalho Ivan. Venho acompanhando seus vídeos , podcast’s e etc.. Em breve estarei ingressando no curso!

    Abraçooooo

  • Cleverson Souza

    Fala, Ivan. Tudo tranquilo? Conheci o trabalho do Charles Laveso por acaso procurando algumas referências de desenho realista na interne. O trabalho dele é fantástico, impondo o estilo que ele mais gosta de trabalhar e fazendo isso muito bem. Acredito que mais do que apenas faturar com as obras é de fato ser feliz e não se sentir preso a algo fazendo somente por obrigação. Aprendi que liberdade é, de certa maneira, melhor que grana.
    Sobre possíveis áreas de atuação estou analisando mercados, mas já tenho em mente alguns que me identifico: games e animações. São gêneros que vejo e pesquiso bastante.

    Parabéns novamente pelo trabalho e curso. Abraço

  • Leo Nardo

    Opa Ivan, beleza?

    Sem “dúvida de sombra”, muito importante o trabalho que você e outros profissionais estão realizando.

    Eu sempre desenhei, parei por muito tempo, e agora estou voltando.

    Nunca achei possivel no Brasil, que infelizmente possui uma visão um tanto quanto arcaica desse assunto.

    Estou no seu curso aprendendo muito…desejo viver profissionalmente e um dia ser entrevistado por você (quem sabe), e tambem compartilhar minha historia.

    Estou estudando a área da Ilustração Publicitaria, sei que e muito concorrido, mas eu chego la.

    Gosto tambem de cartoon e quadrinho…e ja fiz alguns trabalho de caricatura…estou iniciando e em breve lançarei meu site portfolio.

    Abraços, e obrigado.

  • Ivan, beleza?
    Eu sou um grande fã seu, principalmente pelo seu entusiasmo ao falar sobre desenho e arte. Estou estudando desenho de retrato e pintura com lápis de cor e minha meta é no futuro unir as duas técnicas.

    Como você disse no podcast, acredito que dá pra viver de desenho, se bem que não é fácil, até se tornar uma figura conhecida, como o Charles Laveso é hoje, mas as portas estão aí, abertas para quem querer encarar.
    Continue com o seu trabalho com os podcasts, que tem sido muito inspiradores. Parabéns!

  • Rodrigo Saia

    Olá Ivan, boa noite.

    Escutando vários podcasts seus e vários artigos sobre o aprendizado da arte de desenhar, minha pergunta é bem específica para o mercado de trabalho. Como você falou, geralmente é bom manter um emprego em paralelo para poder ir fazendo cursos, etc. Para uma carreira de freelancer (no início), sites de emprego como o https://www.upwork.com/cat/designers/ , vale muito fazer algum curso “oficial”, como uma graduacao ou uma pós ou algo do tipo na área para poder pegar trabalhos ou apenas com o auto aprendizado as pessoas podem ‘confiar’ no seu trabalho olhando ‘somente’ o seu portfólio ?

    Obrigado pelo site e agradeceria muito sua opinião sobre este assunto.

Paste your AdWords Remarketing code here